terça-feira, 8 de março de 2011

Hadouken nos exibicionistas!

Se eventualmente você se deparar com um típico exibicionista de conhecimentos superficiais disposto a causar a impressão de superioridade e erudição, uma dica muito simples e em grande estilo é parafrasear Schopenhauer para calar tal pessoa. 'Ter informações sobre tudo, sobre as pedras, ou plantas, ou batalhas, ou experiências, sobre o resumo e o conjunto de todos os livros' de nada adianta se a pessoa não tiver as suas próprias ideias e convicções. 
O filósofo ainda menciona a peruca como o símbolo mais apropriado ao erudito, pois este carece de cabelos próprios e necessita avidamente adornar a cabeça com uma rica massa de cabelo alheio. Essa metáfora deixa bem claro que acumular uma grande quantidade de informações é apenas ter um vasto conhecimento sobre pensamentos alheios, no entanto nenhum saber.
Caso a pessoa ainda insista em prosseguir com o exibicionismo, vale citar as palavras do próprio autor: "Diante da imponente erudição de tais sabichões, às vezes digo para mim mesmo: Ah, essa pessoa deve ter pensado muito pouco para poder ter lido tanto!"
Isso vai ser hadouken total! Quando eu argumentei de tal maneira a pessoa entendeu o recado e parou de me amolar! Exibicionismo não me impressiona!